Lista das oficinas:
GRANDE
TEMÁTICA: ENSINO DE LEITURA OU DE ESCRITA
|
|||
TÍTULO
|
FOCO
|
MINISTRANTES
|
|
1
|
Como transformar um aluno em autor?
|
Análise de
versões de crônicas utilizadas para compor o livro Serelepe (editora In House, 2012), de Edione Souza, realizadas
pela própria autora e por quem acompanhou o processo.
|
Claudia
Riolfi (FEUSP)
Ariadne
Catarine dos Santos (FEUSP)
Edione
Ferreira de Castro de Souza
Suelen
Gregatti da Igreja (FEUSP)
Teubislete
Ferreira Borges
Thaís
Carolina da Silva (FEUSP)
|
2
|
Escrevendo histórias de terror com apoio de
Objetos Digitais de Aprendizagem
|
O processo
de escrita de histórias de terror com o apoio de Objetos Digitais de
Aprendizagem (Contando histórias de terror e O gato preto).
|
Gabriela Rodella de Oliveira (FEUSP)
Mei Hua Soares (FEUSP)
|
3
|
Avaliação em literatura:
reflexões teóricas e possibilidades práticas
|
Limites e
possibilidades da avaliação da literatura no Ensino Médio. A natureza do
texto literário e sua finalidade dentro do âmbito educacional. Alternativas
práticas de avaliação do aprendizado.
|
Patrícia
Trindade Nakagome (Universidade Nacional Timor Lorosa’e / FFLCH)
Erico
Gleria (Universidade Nacional Timor Lorosa’e)
|
4
|
Materiais didáticos e alfabetização linguística
no Brasil: algumas ideias pedagógicas
|
Exposição
e confecção de materiais didáticos de produção escrita e oral e de gramática
(alfabeto de pano, fichas de léxico, painel sequencial de história, fichas de
bingo, cartelas de histórias, avental de histórias imagéticas, etc).
|
Lucas do Nascimento (FEUSP)
|
5
|
Gêneros digitais e produção de textos na Web
|
Propostas
de trabalho com gêneros digitais nas aulas de português.
|
Bárbara
dos Santos (UNESP)
|
6
|
Discussão
sobre as especificidades da escrita na formação universitária. Análise de
textos produzidos por alunos de diferentes IES do país. Encaminhamento de
propostas para o ensino da escrita na graduação
|
Marinalva Vieira Barbosa (UFTM)
Sulemi Fabiano Campo (UFRN)
José Antonio Vieira (UFRN).
|
|
7
|
Uma
escola, duas línguas: processos de alfabetização de alunos surdos em aulas
bilíngues.
|
Processos
de ensino e aprendizagem da escrita para alunos surdos incluídos em escolas
públicas bilíngues na cidade de Cossato (Piemonte) - Itália.
|
Prof. Lilia Andrea Teruggi(Università degli Studi di
Milano Bicocca)
|
GRANDE TEMÁTICA: DOCUMENTOS OFICIAIS, INSTÂNCIAS
INSTITUCIONAIS
|
|||
8
|
Representações de formadores de professores de
língua portuguesa: tratamento e análise de dados etnográficos
|
Coleta,
seleção e análise de dados etnográficos
|
Andressa
Cristina Coutinho Barboza (DELET-UFOP)
Janaina
Mayra Nascimento (PIPES-UFOP)
Rejane
Aparecida Cassiano (PIVIC-UFOP)
|
9
|
(De/em)bates em torno das concepções de formação
de professores de português: uma análise dos percursos institucionais do
Programa PIBID
|
Comparação
crítica, sob o ponto de vista da teoria bakhtiniana, das concepções de
formação de professores e de seus sentidos A identidade do professor de
português.
|
Marco Antonio Villarta-Neder (UFLA)
Helena
Maria Ferreira (UFLA)
|
10
|
Ensino de Língua Portuguesa: da estruturação de
conteúdos temáticos à práxis do professor
|
A
estruturação de conteúdos temáticos em LP, nos PCN (Parâmetros Curriculares
Nacionais) e nos CBC (Conteúdos Básicos Comuns), e seus efeitos.
|
Ernesto
Bertoldo (UFU)
João de
Deus Leite (UFU)
|
11
|
Professor e Artesão: Espaços possíveis de atuação
e criação do professor frente aos documentos oficiais
|
Diferentes estratégias, que se depreendem dos
documentos oficiais, para a leitura de um texto.
|
Marcelo Roberto Dias (FEUSP)
Mariana Maíra A. Pesirani
(FEUSP)
Priscila da Silva Santos (FEUSP)
|
12
|
Análise do Discurso de textos científicos:
objeto, teoria e metodologia
|
Modos
inserção de conceitos teóricos na escrita acadêmica de artigos científicos e
suas consequências para a produção de conhecimento. Dificuldades
na obtenção, no registro e na análise de dados colhidos em contexto de aula.
|
Adriana
dos Santos Batista (FFLCH)
Rafael
Barreto do Prado (FFLCH)
|
Não há como se inscrever nas oficinas porque não se conhecem os dias os horários em que ocorrerão!
ResponderExcluir